MÍDIAS

 
MÉTODO RECUPERAÇÃO CAPILAR

MÉTODO RECUPERAÇÃO CAPILAR

Calvície: limpeza é fundamental para o tratamento

Um método desenvolvido pela terapeuta capilar, Sônia Mesquita, trata das patologias do couro cabeludo, reduzindo gradativamente a hiperfunção das glândulas sebáceas.

A calvície é uma patologia progressiva que afeta homens e mulheres, e há muito se tem procurado alternativas para retardar, reverter ou evitar este processo.

Cientificamente denominada Alopécia, a calvície é a redução parcial ou total dos cabelos e os primeiros sinais desse problema são o afinamento e a diminuição dos fios, antes da interrupção do crescimento.

Após o desencadeamento da perda capilar inicial, entramos em um processo progressivo, pois a atrofia do bulbo capilar gera uma diminuição da microcirculação local, que consequentemente leva a uma atrofia ainda maior, com comprometimento microcirculatório mais intenso, em um evento cíclico e gradativo.

Engana-se quem acredita que a calvície é apenas um fator genético. Problemas relacionados a uma alimentação incorreta, ou mesmo a higiene inadequada do couro cabeludo podem causar a calvície.

Segundo a tricologista, tatuadora, terapeuta capilar e criadora do revolucionário Método Recuperação Capilar (MRC), Sônia Mesquita, as causas da calvície são multifatoriais, e em geral encontram-se em cada indivíduo uma combinação de fatores, tais como genética, deficiências nutricionais, estresse e patologias capilares, entre outros.

MÉTODO RECUPERAÇÃO CAPILAR

Trabalhando com micropigmentação, Sônia Mesquita passou a observar, quando do retorno de seus clientes para retoque nas sobrancelhas, a presença, de forma tímida, de alguns fios que antes não existiam. Passou, então, a fotografar a área trabalhada, antes e após a pigmentação.

Realizou várias experiências com familiares e amigos que tinham problemas de calvície, tendo conseguido excelentes resultados. Aperfeiçoou-se como terapeuta capilar, estudando as patologias do couro cabeludo e as doenças do fio.

Sônia então criou o Método Recuperador Capilar (MRC), aplicando uma metodologia simples, mas que se mostrou inovadora e de resultados comprovados.

COMO FUNCIONA

O MRC é um procedimento que trata das patologias do couro cabeludo, bem como do cabelo, reduzindo gradativamente a hiperfunção das glândulas sebáceas, diminuindo a proliferação microbiana, estabelecendo desta forma um controle da oleosidade capilar, sempre atendendo e respeitando as características e necessidades de cada caso.

O excesso de cloro da água, de cremes, de gel, o ataque de fungos, bactérias e a própria poluição vão "colando" no couro cabeludo e gerando as doenças que inflamam o mesmo.

"Quando o cliente começa a fazer o tratamento tem que remover essa placa de sujeira do couro cabeludo. Com a limpeza e as ações nutrientes, o couro cabeludo volta a reagir, volta a trabalhar. Quanto mais você toca, estimula, mais ele melhora", explica a tricologista.

RESULTADO RÁPIDO

O administrador Daniel Vidal, sofre com a calvície há 10 anos e achava que não tinha mais jeito de recuperar os fios. Há dois meses viu um panfleto do Espaço Sônia Mesquita e resolveu ir até lá. "É impressionante, estou há quase dois meses fazendo o tratamento e já percebo os resultados", comenta Daniel Vidal.

O tratamento é feito em etapas, tem o desincruste, que retira o excesso de sebo do couro cabeludo, utilizando uma corrente galvânica em conjunto com produtos a base de lauril; o endermo, que é uma sucção a vácuo e estimula a circulação sanguínea, melhora também a produção de colágeno e elastina; o pelling capilar remove as células mortas, desobstrui os poros e livra o couro da oleosidade excessiva; a máscara de argila, que promove uma desintoxicação capilar e por último o laser, que é uma luz de baixa tensão que ativa o metabolismo das células germinativas do folículo, aumentando assim o crescimento dos fios.

"Quando o cliente vem iniciar o tratamento, ele leva todo o passo a passo para seguir em casa e a partir daí ele tem que fazer sempre", comenta Sônia.

A dona de casa Anadí Oliveira está fazendo o tratamento há um ano. Ela sofre de Alopecia Areata (sistema imunológico ataca erroneamente os folículos capilares) e explica que já havia tentado vários tratamentos, mas há seis anos os médicos disseram que não tinha mais jeito. Pesquisando na internet, ela descobriu o Espaço Sônia Mesquita e em dois meses de tratamento já via os resultados, por isso continuou.

"Não é um tratamento muito barato, mas vale a pena, principalmente para nós mulheres que queremos sempre estar bem e adoramos cabelos", comenta Anadí.

Segundo Sônia, o tratamento é relativamente caro, pois para se ter bons resultados, são feitas várias seções em um período mínimo de três meses, que é o tempo necessário para o couro cabeludo voltar a ser saudável e o cabelo nascer de novo. "O paciente recebe alta, mas tem que continuar fazendo o tratamento em casa, utilizando produtos específicos, se não fizer o crescimento diminui", explica.

A tricologista revela ainda que o segredo dos cuidados com os cabelos estão nas mãos e na limpeza. "Toque mais, pegue mais e não fique sem lavar os cabelos", finaliza.

Fonte:  Jornal O Estado - Edição nº83
 
VOLTAR