MÍDIAS

 
Beleza é Saúde

Beleza é Saúde

Maquiagem permanente, embora seja um procedimento estético, traz inúmeros benefícios à saúde, autoestima, enfim, ao bem estar de quem se submete à ela. No caso das sobrancelhas, como realça os contornos da face, traz a expressão ao rosto. Com o tempo, a retirada dos pelos enfraquece sua raiz, resultando na perda da definição dos traços de sua constituição.

Sônia Mesquita informa que, como a técnica das sobrancelhas é feita fio a fio, o resultado é bem natural, com o retorno gradativo dos pelos. . "O rejuvenescimento ocorre também porque a pessoa passa a se ver de outra forma no espelho, o que antes não ocorria devido ao aspecto cansado e triste", descreve.

O oftalmologista Rafael Marques Nogueira reforça que as sobrancelhas têm um importante papel na proteção dos olhos, principalmente contra o suor e a luminosidade. Por isso, quando a pessoa desejar realizar a maquiagem permanente, poderá fazê-lo com a condição de não retirar totalmente os pelos.

Claúdia Santos esclarece que o dermógrafo, promove de fato uma marca na derme. Embora superficial, com o passar dos meses o pigmento vai sendo absorvido e a marca permanece, discreta, só identificada pelos profissionais da área. Revela que muitas clientes solicitam maquiagem nos olhos como a das bailarinas de "dança do ventre" ou para aumentar o contorno dos lábios mais do que o permitido. "Mas não cedo aos caprichos. Sabemos bem que nem tudo o que elas querem pode ser feito", diz.

Dr. Rafael Nogueira opina a quem desejar se submeter a essas técnicas verificar, primeiro, se o profissional tem conhecimento da anatomia e fisiologia ocular e palpebral. Depois, observar se o estabelecimento é fiscalizado pela ANVISA; e se o local executa realmente todas as normas de higienização, a exemplo do uso de luvas e toucas descartáveis, troca de recipientes a cada mudança de pigmento, entre outras condutas básicas.

Entre os cuidados com a maquiagem na região dos cílios está a possibilidade dos mesmos nascerem invertidos. Tal fato pode causar cegueira pelos cílios traumatizarem a córnea, gerando a opacificação. Em sua forma mais grave, o paciente - posteriormente -poderá ser submetido a um o transplante de córnea, informa Dr. Rafael Nogueira.

Sonia Mesquita diz que a utilização de dermógrafo na estética alcança a área paramédica. Com o uso de agulhas secas, pode-se corrigir cicatrizes cirúrgicas (como a de lábio leporino), fazer cobertura de problemas oriundos do vitiligo e camuflar cicatrizes por meio da soltura dos tecidos fibrosos.

ENTERVISTA - Dr. Valcinir Bedin
Atenção ao local, ao profissional e à qualidade do pigmento usado na maquiagem

Como senhor observa as maquiagens permanentes?
A dermopigmentação é um procedimento muito comum no nosso meio e, quando feito com muito cuidado, presteza e técnica acurada, não apresenta risco ou problema. Há uma técnica que realiza esse procedimento na nossa clínica.

Realizadas com frequência, quais são as contraindicações?
Processos infecciosos e inflamatórios devem proibir esses procedimentos. Qualquer doença na área deve evitar a sua realização.

Quais os tipos de produtos costumam ser usados? Provocam alergias? É usual algum teste antes?
Os pigmentos devem ser de boa qualidade, especialmente para evitar processos alérgicos. Não é necessário teste, uma vez que o pigmento é colocado na derme, parte interna da pele. Alergias são raras.

E o procedimento em si, pode causar algum dano à pele, aos olhos?
Não, pois ele é realizado na pele que envolve o olho e não nele propriamente. É claro que as condições de limpeza (assepsia) são essenciais para evitar qualquer tipo de infecção.

Quais problemas são observados em seu consultório em decorrência desse tipo de técnica?
O pigmento pode mudar de cor quando não é de boa qualidade. Faz-se uma tatuagem negra e ela vai ficando azulada com o passar do tempo. Claro, existem problemas de técnica, quando a pessoa que faz o procedimento não tem qualificação adequada e faz errado.

Esses procedimentos costumam demorar quanto tempo para serem realizados?
Cada área leva entre 30 a 45 minutos. É feito com um aparelho de tatuagem, com a aplicação de anestésico tópico.

Quais as recomendações que o senhor faz para quem deseja realizar essa técnica?
Observar o trabalho do profissional que pretende procurar. Conversar com pessoas que já se submeteram a essa técnica e descobrir como ficou. A partir daí, conhecer o local de trabalho deste profissional e sobre suas credenciais. Saber se o profissional trabalha em associação com algum médico que pode avaliar antes e após o procedimento.

Médico, doutor em Medicina, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (Regional São Paulo).

Fonte:  Diário do Nordeste
 
VOLTAR